Como controlar o caixinha da empresa

Em tempos de crise manter um bom controle da conta bancária da empresa, cuidando para não ficar no vermelho e fazendo diária ou semanalmente a conciliação bancária, é fundamental. Mas saber como controlar o caixinha da empresa também. Como você gere a quantidade de dinheiro em espécie que sua empresa possui para as despesas diárias?

Fundo fixo, o “caixinha”.

Caixinha é o nome popular do fundo fixo, que é uma quantia de dinheiro vivo que a empresa tem em mãos para pagar pequenas despesas diárias. Não estamos falando apenas daquele dinheiro para o troco dos clientes, mas o que você vai precisar para pagar fotocópias, transporte, lanche para a equipe, algum material de escritório necessário imediatamente e outros gastos do tipo.
Uma pequena empresa geralmente não necessita de mais do que R$ 100 disponíveis nesse fundo, mas é claro que isso vai depender das particularidades do negócio. Não é recomendável guardar uma quantia muito grande, por questões de segurança. Levando esse fator em conta, você decide se é mais conveniente fazer a recomposição do dinheiro semanal, quinzenal ou mensalmente.
Para a organização financeira do negócio, é importante disponibilizar uma quantia fixa em cada data de recomposição, com uma pequena folga para cobrir imprevistos. Assim, todos os valores recebidos podem ser depositados na conta da empresa, sem haver confusão entre o fundo fixo e as receitas, facilitando o controle de entrada e saída.
Essa é apenas a primeira das dicas para quem quer saber como controlar o caixinha da empresa.

Como controlar o caixinha da empresa

Como a quantia disponível nesse tipo de fundo é pequena, você pode estar se perguntando qual é a necessidade de perder tempo estipulando regras para a sua gestão. Na realidade, organizar o fundo fixo serve justamente para evitar a perda de tempo.
Imagine que o dinheiro acabe antes da data que ele e reposto. Você vai simplesmente sacar mais dinheiro, sem querer saber por que nessa semana ou mês o dinheiro foi gasto mais rapidamente? Para fazer essa averiguação, é importante que o fundo fixo esteja bem equacionado.
Além disso, se você somar essas pequenas despesas do dia a dia e contabilizá-las no final do ano verá que é um gasto considerável que, se for mais bem gerido, poderia economizar uma boa receita para reinvestir na empresa, premiar os funcionários ou simplesmente aumentar o seu lucro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física

COMO SE CALCULA O GANHO DE CAPITAL DA PESSOA FÍSICA?

IPI/IOF - Divulgada nova disciplina sobre isenção na aquisição de veículo utilizado como táxi