8 pontos fundamentais para quem pretende abrir uma empresa.
Abrir uma empresa é o objetivo de milhões de brasileiros. Para se ter
uma ideia, segundo economistas da Serasa Experian, apenas nos três primeiros
meses de 2015, mais de 480 mil novas empresas foram criadas no Brasil, um
aumento de 2,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Contudo, abrir um negócio é uma decisão de grande responsabilidade,
sendo necessários diversos processos que necessitam de atenção, principalmente nos
detalhes mais técnicos. Alguns pontos de destaque são elaboração do contrato
social, a escolha do tipo de tributação da empresa, a escolha do imóvel,
obtenção de alvará. Veja alguns pontos que a Confirp Contabilidade selecionou
para ser levado em conta antes de abrir uma empresa.
Planejamento do negócio
O grande problema na maioria das empresas abertas é que isso ocorre
impulsivamente e, em função disso, não há um plano de negócio estabelecido,
publico alvo e estrutura necessária, assim, antes de qualquer coisa é
necessário sentar e ver o que se pretende e como se objetiva atingir.
Muitas vezes, após essa primeira análise, se percebe a necessidade de
uma capacitação e hoje se encontra um grande número de cursos de capacitação
para empreendedores, muito desses gratuitos. Também é importante pesquisar como
está o mercado em que pretende atuar, para ver em qual nicho de público se
encaixará .
Cálculo de custos para começar a funcionar
É preciso que se tenha em mente que, para colocar uma empresa para
funcionar, haverão custos que vão além dos que já se conhece no dia a dia de
uma empresa com infraestrutura e pessoal. Dentre esses, os principais são as
taxas da junta comercial e da emissão do alvará, dentre outras que variam de
acordo com a localidade e o ramo de atuação.
Para facilitar esse processo existem profissionais especializado em
resolver a burocracia, para se ter ideia, a Confirp tem uma área que apenas se
responsabiliza por isso, tirando do cliente qualquer ‘dor de cabeça’
relacionada ao tema.
Elaboração do contrato social
Para toda empresa funcionar é imprescindível que se elabore um contrato
social. É nesse documento que estão relacionados os pontos práticos do
funcionamento da empresa. Pontos primordiais que devem englobar são informações
como nome, endereço e atividade, capital social (valor ou bens investidos),
qual a relação entre os sócios e como se dá a divisão dos lucros.
Importante frisar que quaisquer alterações contratuais, faz com que se
tenha que refazer as inscrições federal, estadual e municipal e as licenças. As
sociedades limitadas só podem alteradas se 75% do capital estiver de acordo.
Geralmente, o registro de um contrato social pode ser agilizado procurando o
sindicato da categoria da empresa, sendo que o mesmo pode possuir um posto
avançado da junta comercial. Com isso, todo esse processo pode ser finalizado
em até 24 horas.
Opção pelo regime tributário que a empresa seguirá
Hoje três são basicamente três os regimes de tributação existentes,
Simples, Presumido ou Real. A opção pelo tipo de tributação que a empresa
utilizará deve ser feita até o início do próximo ano, mas as análises devem ser
realizadas com antecedência para que se tenha certeza da opção, diminuindo as
chances de erros.
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