Planejamento tributário


Já não é dúvida para nenhuma empresa que realizar um bom planejamento tributário pode evitar problemas fiscais e ajudar a empresa a projetar com mais acerto sua margem de lucro, além de calcular melhor o preço de seus produtos. Primeiramente, antes de qualquer ação de planejamento, é necessário conhecer quais impostos incidem sobre a atividade de uma empresa, já que pode haver variações inclusive na classificação dos níveis de governo.



O planejamento tributário exige uma análise das várias opções de modalidades de tributos federais, estaduais e municipais, de acordo com o porte, o volume de negócios, e a situação econômica da empresa, para que possa ser escolhida a melhor forma de recolher impostos com menos despesas.

Principais tributos federais
Incide sobre o lucro das empresas, o Imposto de Renda Pessoa Jurídica – IRPJ, retido pelos clientes na hora do pagamento da fatura, com alíquota de 15%, e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido – CSLL, com alíquota de 9%.

Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – COFINS, Programa de Integração Social – PIS e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – PASEP incidem sobre a receita bruta, também retidos no momento do pagamento, com alíquotas de 3% para o PIS e 0,65% para o PIS/PASEP.
O Imposto sobre Produtos Industrializados – IPI é tributado quando o produto sai da fábrica, com alíquotas que variam entre 10% e 12%.

Tributo estadual e tributo municipal

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias – ICMS é pago por substituição tributária e recolhido antecipadamente pelo fornecedor, com alíquotas que variam de acordo com o serviço ou o produto.

Já para o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS existe a Lei Complementar 116/03 que classifica uma série de prestação de serviços com alíquotas variando em média de 2% a 5%. Esse imposto municipal pode ser cobrado com base no regime de caixa (recebimento da receita) ou no regime de competência (realização do faturamento).

Os principais passos para ajustar o seu planejamento tributário
A primeira etapa para se ter um bom planejamento é ter um sistema operacional verdadeiro e bem definido. No Brasil, segundo estudos realizados pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), 33% do faturamento empresarial é destinado ao pagamento de tributos. Na somatória dos custos e despesas, podemos chegar a mais da metade do valor arrecadado de uma empresa representada pelos tributos. Por essas e outras, que separamos um pequeno guia para você começar a organizar o seu planejamento tributário:

1º – Tenha em mãos a expectativa de faturamento de sua empresa, para onde e para quem se pretende faturar, quais são os seus produtos ou serviços, o que irá comprar e quais serão os seus insumos. Previna as despesas operacionais, margem de lucro e valor da despesa com empregados;

2º – Busque ajuda de especialistas no tema. Com isso, é possível analisar todos os pontos e realizar uma comparação entre lucro real, lucro presumido e simples nacional. Claro, não deixando de lado peculiaridades do ICMS e ISS;

3º – Tudo é uma questão de estudo de todas as pontes que sua empresa produz. Ou seja, a análise criteriosa dos valores que serão gastos, do lucro que se pretende, do que irá ser cobrado e gasto com tributos, equacionando isso para que se chegue em um valor equilibrado para sua empresa.

Vale dizer, também, que um especialista em conjunto com um conhecimento básico da sua empresa, poderá além de avaliar as melhores ações de planejamento de seus gastos, como também irá afastá-lo de possíveis contingências fiscais, pois sabemos o quanto as multas fiscais são elevadas e levam algumas empresas até a liquidação.

Pensando no fortalecimento os empreendedorismo e nas dificuldades enfrentadas pela maioria dos empresários quando a questão são os impostos, a Aquino Consultoria Contábil oferece serviço para que você faça um bom planejamento tributário, gestão financeira para que sua empresa cresça sem problemas fiscais ou de outra ordem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física

COMO SE CALCULA O GANHO DE CAPITAL DA PESSOA FÍSICA?

IPI/IOF - Divulgada nova disciplina sobre isenção na aquisição de veículo utilizado como táxi