Como a contabilidade ajuda no crescimento dos seus clientes
Com as
transformações que o mercado vem sofrendo, principalmente em função da
globalização, a contabilidade pode também ser vista como uma área que potencializa
o sucesso da empresa, do ponto de vista da elaboração das estratégias.
Outro
propósito importante da contabilidade é o de orientar a empresa diante das
mudanças sofridas pelas leis, variações que envolvem, inclusive, a convergência
de normas internacionais — consequência natural dentro do atual contexto de
velocidade e disponibilidade das informações, bem como das tecnologias.
De que forma a contabilidade pode representar um diferencial competitivo relativo à atuação da empresa no mercado? Como uma assessoria contábil é capaz de favorecer o crescimento do seu cliente? Confira abaixo as proposições que irão auxiliá-lo na compreensão das respostas!
De que forma a contabilidade pode representar um diferencial competitivo relativo à atuação da empresa no mercado? Como uma assessoria contábil é capaz de favorecer o crescimento do seu cliente? Confira abaixo as proposições que irão auxiliá-lo na compreensão das respostas!
Mais tempo e melhor orientação para o gestor
Uma
assessoria usualmente é contratada pelos empreendedores que não tem tempo ou
conhecimento para lidar com a manipulação das informações contábeis. Nesse
sentido, a contração do serviço libera o tempo do gestor para manter-se
concentrado em outras tarefas, essenciais à administração da organização para
alcançar o sucesso do empreendimento.
Apenas
com base no tamanho e na proporção dos negócios da empresa será possível
avaliar se a melhor opção é a terceirização da contabilidade ou a contratação
de um profissional especialista em contabilidade, para atuar internamente.
Uma
assessoria contábil poderá proporcionar uma segunda opinião quanto a erros
financeiros que estejam sendo cometidos, terá relevância na observação das
deduções e dos créditos aos quais a empresa tem direito — proporcionando uma
redução do recolhimento fiscal —, e fornecerá orientações pertinentes para cada
situação fiscal e tributária da empresa.
Melhor avaliação dos dados
É preciso
manter as informações atualizadas para que seja possível analisar e avaliar a
participação da empresa no mercado. Atualizar e categorizar adequadamente os
dados vai torná-los mais úteis e contribuir para a tomada de decisão dentro do
processo de gerenciamento do negócio.
A
informatização e sistematização das informação contábeis vão trazer maior
credibilidade às análises e aos relatórios, tornando-os mais confiáveis e
permitindo que seja vista a real situação da empresa para, a partir disso,
fornecer orientação de como a instituição deva proceder em suas ações adiante.
Melhor tomada de decisões
A
análise dos dados contábeis deve ser vista como fonte para a elaboração de
estratégias para a empresa. Nesse sentido, a contabilidade, seja desempenhada
por um profissional interno ou delegada a um escritório de contabilidade, tem o
potencial de orientar ações mais adequadas, ou menos arriscadas, que envolvam o
presente e o futuro da empresa.
Outro
ponto forte da contabilidade é a elaboração de orçamento. Para compor um
planejamento é preciso conhecer o orçamento da empresa. Um planejamento feito
com base numa estratégia orçamentária, que possa medir economicamente os planos
operacionais da empresa, vai permitir a elaboração de estimativas. Operar com
estimativas embasadas é sempre mais seguro e melhor do que aceitar conviver com
as incertezas.
A gestão
da contabilidade tem grande importância para as empresas, independentemente do
tamanho que possuam — é possível encontrar na contabilidade um potencial de
gestão que possibilite maior crescimento e lucro.
Ainda tem
alguma dúvida de como a contabilidade ajuda no crescimento dos seus clientes?
Já desenvolve papel estratégico para eles? Deixe um comentário!
Comentários