Como separar o seu dinheiro do de sua empresa?


Lidar com o dinheiro, parece ser uma tarefa difícil. Principalmente quando você precisa lidar com o seu e de sua empresa. Mas calma, nada é impossível e você irá aprender como separar o seu dinheiro do de sua empresa.
Como separar o seu dinheiro do de sua empresa?
Se você é empresário e está com dificuldade em separar seu orçamento pessoal do de sua empresa, então você está no artigo certo.
Afinal, não é fácil conciliar os estudos, a família e os negócios com a correria do dia a dia.
Porém, hoje em dia gerenciar suas finanças pessoais e empresariais virou o x da questão, pois, é essencial para a manter o controle da sua vida organizada e, claro, ter um orçamento e essência.
O problema é quando você não sabe separar essa organização e acaba se perdendo todo final do mês confundindo dívidas pessoais e empresariais prejudicando ambos os orçamentos.
Aprenda como separar o seu dinheiro do de sua empresa
Empreendedorismo individual
Ser seu próprio chefe é uma sensação maravilhosa! Saber que você chegou aonde sempre quis e é um empreendedor é bastante reconfortante.
empreendedorismo individual tem crescido bastante nos últimos anos, e um dos grandes empecilhos para quem quer abrir sua própria empresa é o aporte financeiro inicial.
Obviamente, sem dinheiro será difícil seus planos saírem do papel. No entanto, não é necessário que o novato empreendedor já tenha a quantia pronta para uso em sua poupança.

É preciso deixar claro que é possível, sim, poupar dinheiro para o investimento inicial com um bom controle de suas finanças pessoais.
Aqui vai uma dica: 10% do seu orçamento mensal já é um começo! Embora seja uma quantia óbvia e uma porcentagem já bem utilizada por grande parte dos brasileiros poupadores, é excelente para começar.
Se você conseguir poupar mais em um mês, melhor ainda, mas tente considerar os 10% o mínimo.
Para isso é necessário uma mudança nos hábitos pessoais e familiares, principalmente aqueles que já estão tão enraizados em nossa rotina, que as ações são praticamente automáticas.

Uma boa dica para se organizar melhor e evitar dívidas futuras é separar suas contas em categorias: as contas fixas (águaluzaluguelcarro, etc), das contas a prazo ou de reserva (saúde, reformas, mensalidade da escola dos filhos, etc), daquelas que são debitadas diretamente da conta (gasolina, obrigações fiscais, estacionamento, etc).

Embora seja difícil no começo, quando perceber as recompensas que novas práticas lhe trazem, seu próprio cérebro irá preferir automatizar a nova rotina.
Separando o seu dinheiro das finanças da empresa
Mas como fazer para separar o seu dinheiro pessoal do dinheiro da sua empresa? Você vai descobrir agora!
Uma vez iniciado o negócio, vários outros questionamentos podem vir à tona.
Como determinar os ganhos por serviços administrativos prestados? Como separar seu próprio dinheiro em relação ao dinheiro da empresa?
O que é e como calcular o pró-labore
pró-labore é a fatia dos lucros que é retirada pelos sócios de uma empresa como pagamento aos serviços administrativos prestados por eles.

Antes de mais nada é primordial que você calcule o valor do seu pró-labore. Uma boa ideia é se orientar de acordo com o mercado, ou seja, definir o quanto você, sócio da empresa, deve ganhar por seu trabalho administrativo.
Deve-se verificar o quanto um profissional com as mesmas funções que você costuma ganhar de acordo pelo mesmo serviço que você realiza e fazer uma média.

O pró-labore é, no final das contas, uma despesa administrativa como qualquer outra, e deve ser lançada no balanço da empresa.
Uma vez definido seu pró-labore e separando o dinheiro da empresa do seu próprio, é possível fazer um planejamento pessoal e institucional com muito mais foco e coerência.

É por isso que softwares e aplicativos de finanças pessoais têm se tornando importantes aliados na busca da disciplina, já que ajudam o usuário a fazer um planejamento de longo prazo, focado em suas metas profissionais e objetivos pessoais.
Mais a adiante falaremos sobre esses aplicativos.
Possua contas bancárias diferentes
O ideal é que você tenha duas contas bancárias separadas. Uma para você e outra para a sua empresa.
Assim, fica mais fácil controlar as transações e saber detalhes, como se a compra daquele vaso florido foi para sua casa ou para sua empresa.
Por mais que seja óbvio que você sabe que aquele vaso florido foi para sua casa e não para a empresa, se você utilizar apenas um cartão de crédito não é possível filtrar essas coisas de maneira mais simples.

Outra vantagem de ter contas separadas é para efeitos fiscais. Assim, será mais fácil para você comprovar o seu faturamento, o que torna mais simples fazer a declaração de Imposto de Renda.
Contrate um contador
Se a sua empresa for média ou grande, então o ideal é contratar um contador para te orientar com os primeiros procedimentos para separar o orçamento pessoal e o da empresa.
Ele também será super útil na hora de fazer um balanço patrimonial, planejamento tributário, distribuir lucros e muito mais.
O contator é praticamente um gerenciador financeiro empresarial em forma de pessoa. Você precisa confiar muito nele, por isso peça indicações para amigos e familiares.
Além disso, ele não se envolve apenas com a parte técnica das finanças, o contador também atua como um consultor indispensável para a manutenção e o desenvolvimento da sua empresa.
Aplicativos de gerenciamento financeiro pessoal
Existem muitos apps de gerenciamento financeiro pessoal que pode facilitar o seu controle financeiro pessoal, existem vários aplicativos que foram feitos exatamente para isso, possibilita registrar despesas e receitas, facilitando o controle de seu orçamento. Assim, você saberá para onde exatamente o seu dinheiro está indo, evitando dívidas e gastos desnecessários.
Conclusão
Para os novos empreendedores, realmente, pode ser difícil separar o seu orçamento pessoal do orçamento da sua empresa.
Primeiro de tudo, você deve criar uma conta bancária diferente da sua pessoal. Assim, facilita você visualizar todas as transações de cada parte, não criando dívidas e confundindo transações.
Também é importante contratar um contador, principalmente se a sua empresa é média ou grande. Ele vai te ajudar em vários momentos, como por exemplo, na distribuição de lucros.
Não esqueça de calcular o seu pró-labore, uma fatia dos lucros que é retirada pelos sócios de uma empresa como pagamento aos serviços administrativos prestados por eles.
Ou seja, é importante você ter uma noção de quanto deverá ganhar pela sua empresa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física

COMO SE CALCULA O GANHO DE CAPITAL DA PESSOA FÍSICA?

IPI/IOF - Divulgada nova disciplina sobre isenção na aquisição de veículo utilizado como táxi