A importância da auditoria interna para as empresas

O objetivo da auditoria interna não é só observar os controles internos, mas assegurar a funcionalidade da qualidade dos registros e se os procedimentos estão sendo seguido quanto a normas da empresa.
A auditoria interna é de suma importância para as organizações, seu desempenho ajuda a eliminar desperdícios, simplifica tarefas, serve de ferramenta de apoio à gestão e transmite informações aos administradores sobre o desenvolvimento das atividades executadas.
A empresa que dispõem de auditoria interna é beneficiada na questão de liderança, eficácia na manutenção e criação de controle interno, empresa que não utiliza de um controle administrativo é considerado sem muito valor e as informações do sistema de contabilidade e dúbio.
Sendo a auditoria interna importante como controle administrativo, ela verifica a existência dos controles internos e procura contribuir para o seu aprimoramento, além de verificar se as normas internas estão sendo seguidas, essa ferramenta procura avaliar se a necessidade de implantar novas normas internas.
A auditoria interna auxilia a empresa a controlar seu patrimônio, procurando reduzir ineficiência, negligência, incapacidade. A adoção dessa ferramenta beneficia a empresa nos diagnósticos, quanto à obediência as normas e procedimentos internos, possibilitando a administração tomar as decisões necessárias aos possíveis riscos que possa ocorre, proporcionando maior segurança ao funcionamento das operações.
A função do Auditor Interno dentro da empresa e acompanha diariamente se esses procedimentos são cumpridos e são adequados aos objetivos da empresa. Portanto, fica entendido da importância da auditoria interna nos controle administrativo, proporcionando segurança ao um correto funcionamento das operações da empresa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física

COMO SE CALCULA O GANHO DE CAPITAL DA PESSOA FÍSICA?

IPI/IOF - Divulgada nova disciplina sobre isenção na aquisição de veículo utilizado como táxi