A importância da Auditoria Contábil para Condomínios


Talvez você ainda não saiba, mas realizar auditoria contábil é essencial para o Condomínios. O processo assegura a precisão dos seus registros e documentos contábeis, prevenindo problemas relacionados a fraudes ou a irregularidades fiscais.

Quando a ação se torna uma prática constante você consegue atuar com mais tranquilidade e o melhor: passa a conhecer profundamente a situação financeira.

Auditoria Contábil

A auditoria contábil é o procedimento que tem a finalidade de examinar minuciosamente os registros e documentos da empresa, para verificar se as informações estão corretas e se existe alguma alteração a ser feita ou alguma correção a ser providenciada.

Além de analisar os dados contábeis e financeiros, a auditoria também verifica os procedimentos administrativos, técnicos e éticos. Isso significa que será realizado um levantamento completo das práticas internas do seu negócio.

A realização do procedimento pode ocorrer em qualquer empresa, mesmo nas de médio ou pequeno porte. O interessante é que ao conhecer de forma profunda a gestão.

Entre as informações que podem ser auditadas temos o balanço patrimonial, a demonstração de fluxo de caixa, os resultados dos exercícios financeiros anteriores, os processos internos etc.

As vantagens

Entre as vantagens de realizar uma auditoria contábil está a possibilidade de conhecer de forma detalhada e segura a realidade do condomínio, o que permite um maior controle das finanças e também do patrimônio.

Além disso, você consegue evitar problemas com a fiscalização, já que toda a documentação ficará em ordem e todas as transações financeiras também.

Convém ressaltar que em alguns casos, quando o sindico não toma a iniciativa de realizar a própria auditoria, o conselho fiscal, mediante suspeita de fraude ou irregularidade, determina que o procedimento seja realizado e indica profissionais para o exercício da função.

Com uma boa auditoria contábil você conseguirá encontrar as falhas no controle interno e na organização administrativa, o que possibilitará um estudo sobre novas estratégias e novas formas de ação.

Isso significa otimização de resultados e melhoria na qualidade do serviço.

Para obter resultados satisfatórios

Para obter resultados satisfatórios com as auditorias contábeis é importante contar com o apoio de um contador que tenha conhecimento das normas contábeis. Procure um profissional competente e atualizado, porque as mudanças são frequentes.


Os processos internos

O controle interno visa garantir a segurança das informações e dos procedimentos realizados dentro do condomínio, contudo, mesmo que realizado com todo cuidado e por profissionais competentes, alguns erros podem passar.

Então, para começar a auditoria contábil, é interessante reunir todas as informações do controle interno e repassar ao auditor para que ele faça um levantamento e uma conferência.

Além de possibilitar a identificação de eventuais problemas, a medida é essencial para que o profissional conheça mais sobre as atividades internas do seu negócio e entenda como todas as transações acontecem.

Só assim ele poderá sugerir mudanças e adequações que tragam melhorias e que facilitem a rotina da equipe.

Providencie um levantamento de riscos

A partir de uma análise acerca das ações do condomínio e da forma de atuação, identifique onde estão os erros e quais deles podem colocar o negócio em risco.

É importante considerar tanto aspectos fiscais como também aqueles relacionados à documentação, à organização de pagamentos, ao cumprimento das obrigações e dos encargos trabalhistas etc.

Isso porque, diferente do que parece, qualquer erro pode gerar prejuízos contábeis e prejudicar a estabilidade financeira.

Compare registros internos e externos

É importante realizar uma comparação entre os registros internos da empresa com os registros externos. Para isso, verifique os recibos dos seus fornecedores e faça uma análise entre eles e as informações registradas por você em cada operação.

Isso é importante para que se certifique de que não existem erros de cálculo ou de indicação de CNPJ ou dados pessoais.

Estabeleça os procedimentos a serem adotados para testes e evidências
Também é importante definir qual o procedimento a ser adotado durante a auditoria e quais os testes serão realizado pelo auditor para que ele chegue a uma evidência.

A evidência, caso você não saiba, é o conjunto de informações utilizadas pelo auditor para que ele possa chegar a uma conclusão sobre a situação da empresa e fundamentar a decisão de forma clara e direta.

Então, definir o passo a passo é muito importante, já que sem ele o resultado não será concreto e seguro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física

COMO SE CALCULA O GANHO DE CAPITAL DA PESSOA FÍSICA?

IPI/IOF - Divulgada nova disciplina sobre isenção na aquisição de veículo utilizado como táxi