ICMS/RJ PROGRAMA NOTA FLUMINENSE Benefícios Fiscais

ICMS/RJ
PROGRAMA NOTA FLUMINENSE
Benefícios Fiscais
 
A Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei n° 7.455/2016 (DOE de 19.10.2016), instituiu o Programa Nota Fluminense, com o objetivo de incentivar os adquirentes de mercadorias, bens e serviços de transporte interestadual a exigir do fornecedor a entrega de documento fiscal hábil.
Serão beneficiários do programa os adquirentes inscritos no CPF ou no CNPJ que se enquadrem em alguma das seguintes situações: a) pessoa física; b) entidade de direito privado sem fins lucrativos, conforme estabelecido pela Secretaria da Fazenda; c) condomínio edilício.
Para fazer jus aos créditos, dentre os requisitos estabelecidos na lei, merecem destaque:
a) a aplicabilidade somente em relação aos Documentos Fiscais Eletrônicos. O benefício pode ser ampliado em relação a documentos fiscais emitidos em papel, desde que sejam objeto de Registro Eletrônico, em forma a ser estabelecida pela Secretaria da Fazenda;
b) o documento fiscal deve indicar corretamente o adquirente. O estabelecimento fornecedor deverá informar ao consumidor a possibilidade de solicitar a indicação do número de seu CPF ou CNPJ no documento fiscal relativo à operação, inclusive por meio da afixação, em pontos de ampla visibilidade, da logomarca do Programa Nota Fluminense.
Os beneficiários farão jus a créditos que poderão ser utilizados para abatimento do IPVA, ser revertidos em depósito em conta corrente ou poupança de sua titularidade, ou ainda para outras finalidades a serem estipuladas em regulamento da Secretaria da Fazenda.
A cada valor em compras ainda a ser definido, o adquirente fará jus a um cupom numerado para concorrer, gratuitamente, ao sorteio de prêmios.
A lei também define as penalidades aplicáveis aos contribuintes que eventualmente não emitirem os documentos fiscais regulares, necessários à participação do consumidor no programa.
Econet Editora Empresarial Ltda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física

QUE TIPOS DE CRÉDITOS TRIBUTÁRIO VOCÊ PODE RECUPERAR SEM PRECISAR ENTRAR NA JUSTIÇA.

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE EMISSÃO DE NOTA FISCAL?