Prazo Prorrogado do eSocial


O Governo Federal informou hoje, dia 31 de agosto, que o prazo final da carga inicial teve seu prazo prorrogado! A entrega, que deveria ser feita até o final deste mês para as empresas com faturamento inferior a R$ 78 milhões, foi alterada para o mês de setembro. Por consequência disso, a segunda fase vai começar no dia 10 de outubro.
A alteração do prazo veio após o pedido dessas empresas, que solicitaram um tempo maior para o cumprimento de todas as obrigações. A carga inicial constitui no momento onde as organizações do segundo grupo devem realizar seus cadastros como empregadores no sistema e enviar tabelas ao eSocial.
Novas datas do eSocial para o segundo grupo
Além de modificado o prazo final da carga inicial, que seria até o fim do mês de agosto, para o mês de setembro, a segunda fase também teve seu prazo estendido!
O envio dos eventos não periódicos, que são os dados dos trabalhadores e seus vínculos com as empresas, começaria no mês de setembro, mas será solicitado a partir do dia 10 outubro de 2018.
O Governo Federal justifica em nota publicada no portal do eSocial que, dessa forma, “as empresas terão mais tempo para prestar as informações iniciais e suas tabelas, conforme definido na Resolução nº 04/2018, do Comitê Diretivo do eSocial”. Estima-se que essa alteração vai beneficiar aproximadamente 3 milhões de empresas.
Datas dos demais grupos
Nesse primeiro momento, apenas o segundo grupo teve suas datas alteradas! Empresas que integram o primeiro grupo, com faturamento superior a R$ 78 milhões, devem continuar enviando os eventos para o ambiente do eSocial.
O terceiro grupo, que abrange os órgãos públicos, e o quarto, referente ao Segurado Especial e o Pequeno Produtor Rural Pessoa Física, permanecem com os prazos inalterados pelo Governo Federal.
Ainda restam dúvidas sobre o eSocial?
O eSocial é uma nova obrigação feita pelo Governo Federal, com o objetivo de centralizar as informações das empresas e dos empregados em um Ambiente Nacional Virtual. Transformando 15 obrigações em uma só, é normal que o eSocial cause muitas dúvidas aos empresários. Mas nós vamos te ajudar!
Entre em contato conosco, você terá todas as informações, datas e dicas para cumprir com a obrigação sem perder nenhum prazo e sem deixar nenhum dado para trás! Acompanhe nossa página no Facebook e no LinkedIn para saber mais novidades do eSocial e de todas as outras obrigações!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física

COMO SE CALCULA O GANHO DE CAPITAL DA PESSOA FÍSICA?

IPI/IOF - Divulgada nova disciplina sobre isenção na aquisição de veículo utilizado como táxi